Pirenópolis e sua Festa do Divino
Com quase 200 anos de história, a Festa do Divino Espírito Santo de Pirenópolis, estado de Goiás, é uma das mais tradicionais do país. De origem portuguesa, a Folia do Divino marca o fim do peíodo de Pentencoste.
Na cidade de Pirenópolis, onde as primeiras festas foram realizadas em 1819, as celebrações são também marcadas pelas tradicionais Cavalhadas, encenação dramática que reproduz as antigas batalhas medievais entre mouros e cristãos, na Penísula Ibérica.
Os festejos preservam também outros grandes momentos, como a Procissão do Divino e a condução do cortejo do imprerador e os tradicionais mascarados. Personagens populares, conhecidos também como "Curucucús", por causa do som que emitem, que se vestem com roupas coloridas, luvas e botas.
Os mascarados enfeitam seus cavalos com fitas, tecidos, plantas e tudo quanto a criatividade mandar. Os mais tradicionais são aqueles ornamentados com grandes cabeças de bois, acrescentando o sabor e as cores da participação popular e profana na festa.